TinCan 13 de novembro de 2013

Os usuários que desejam trocar mensagens, mas não têm um bom pacote de dados em seus smartphones ou, constantemente, ficam sem sinal no celular, não ficarão mais sem se comunicar. Quem oferece essa possibilidade é o aplicativo TinCan, disponível para Android e, em breve, para Windows Phone, cuja proposta é disponibilizar o envio de mensagens para pessoas que estão por perto.

Um misto de mensageiro e microblog, ele funciona por meio da rede Wi-Fi, responsável por formar o elo entre dois ou mais aparelhos. O sistema é utilizado unicamente para vincular os celulares, sem necessidade de estabelecer uma conexão com a internet.

Em seu funcionamento, a mensagem enviada pelo usuário chega, ao mesmo tempo, a todas as pessoas que têm o app instalado. Há a possibilidade, no entanto, de filtrar o conteúdo recebido em sua linha do tempo de acordo com usuários preferidos.

Segundo o criador do programa, Mark Katakowski, a utilidade primordial do TinCan ocorre em situações nas quais não há conexão fácil, como em casos de desastres naturais ou em regimes totalitários que impedem sua população de se conectar à internet. O aplicativo, portanto, tem como plano de fundo um papel social importante.

Apesar de todas essas vantagens, o modo de operação do aplicativo também pode abrir portas para pessoas mal-intencionadas, que poderiam criar vírus e malwares para se aproveitar da conexão direta entre aparelhos. Essa é, inclusive, uma preocupação levantada por Katakowski, que aponta essa situação como um entrave para a aprovação do app pela Apple.

Até agora, cerca de 5 mil pessoas instalaram o app, mas não deram um bom feedback nas resenhas da loja online do Google. É importante destacar, porém, que o programa está em sua versão 1.0 e, por isso, espera-se que tenha bugs em alguns dispositivos. Além disso, não foi reportado nenhum comportamento estranho que indique a presença de vírus ou malwares.

Fonte: Techtudo

VÍDEOS
O poder das mídias sociais

Vídeo mostra o avanço vertiginoso das mídias sociais e como elas em questão de tempo, irão dominar a comunicação mundial.

TWITTER @vOceve

FACEBOOK